Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Suzanne Vega

Suzanne Vega de regresso a Portugal para um único concerto

A cantora e compositora de 'Luka' e 'Tom's Diner' vai atuar em Braga este ano. Recordamos a primeira vinda, em 1988, onde teve honras de estado: foi recebida pelo então Presidente da República, Mário Soares

A cantora e compositora norte-americana Suzanne Vega está de regresso a Portugal para um concerto no Altice Forum Braga a 13 de junho.

Com uma carreira nos domínios do rock alternativo e da folk, a norte-americana deu-se a conhecer nos anos 80, década em que lançou os seus álbuns de maior sucesso, como "Solitude Standing", de 1987, que inclui sucessos como 'Luka' e 'Tom's Dinner'.

Um ano depois, veio pela primeira vez a Portugal, onde chegou a ser apelidada de "a menina da rádio". O impacto do álbum de 1987 ficou sublinhado pela sua visita ao Palácio de Belém em 1988, a convite do Presidente da República Mário Soares.

DR

Numa entrada do seu diário, datada de dezembro de 1993 e publicada em 2000 no seu website (incluída no livro The Passionate Eye: The Collected Writings of Suzanne Vega), a cantora americana recorda o momento, que descreve como inesperado. Neste texto intitulado "Impressões de Portugal", Suzanne Vega partilha as memórias que guarda de Portugal e dos portugueses, sem esquecer a amabilidade de Mário Soares.

"Fui convidada, em 1988, para visitar o Presidente Soares no seu Palácio, o que me surpreendeu porque não estou habituada a este tipo de convites de alta importância", escreveu a artista, acrescentando ainda que "o Presidente foi muito amável, mas não falávamos a língua um do outro. Sorrimos muito".

"Fui com um representante da minha editora, o meu namorado e o meu manager", prossegue o desfile de memórias. "Sentámo-nos uns ao lado dos outros, conversámos durante alguns minutos, tirámos fotografias e depois levantámo-nos e começámos a vaguear pelo palácio, que é tão bonito que parece um museu".

Ainda neste registo, Vega refere-se à forma como o público português a recebia, então, nos concertos. Sobre "Ironbound/Fancy Poultry", música presente em Solitude Standing e que começa com uma referência às mulheres portuguesas, a cantora americana nota o seguinte: "Quando toco esse tema, as oito mil pessoas presentes na assistência, seja em Lisboa, Porto ou Cascais, aplaudem, gritam, cantam comigo e, felizes, levantam os braços e festejam".

O seu álbum mais recente, "Lover, Beloved: Songs from an Evening with Carson McCullers", foi lançado em 2016.

Os bilhetes para o espetáculo de Braga estão à venda a preços entre 25 e 35 euros.