Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Conan Osiris

Rita Carmo

Várias organizações apelaram a Conan Osiris para que não vá à Eurovisão

Não querem ouvir 'Telemóveis' em Telavive

O Comité de Solidariedade com a Palestina, o SOS Racismo e as Panteras Rosa fizeram este domingo um apelo a Conan Osiris para que este não represente Portugal na edição deste ano do festival da Eurovisão, que se realiza em Telavive, Israel.

"A escassos minutos de onde terá lugar o Festival, Israel mantém um cerco ilegal a 1,8 milhões de palestinianos em Gaza, negando-lhes os direitos mais básicos", escrevem, em carta aberta ao autor de 'Telemóveis'.

E acrescentam: "Israel continua a expandir a sua colonização na Cisjordânia, com o intuito de expulsar mais famílias palestinianas, entregando assim as terras e casas confiscadas a colonos israelitas".

Estas três organizações juntam-se, assim, ao BDS - Boicote, Desinvestimento e Sanções -, um movimento que se opõe ao uso da cultura por parte do estado de Israel como propaganda política, e que conta com o apoio de músicos de renome, como Roger Waters e Thurston Moore.

"Eles percebem que a sua arte tem o poder de ajudar a mudar a situação na Palestina, mostrando a Israel que esta ocupação tem um custo", afirmou Shahd Wadi, porta-voz do Comité de Solidariedade com a Palestina. Esta "é uma oportunidade para que Conan Osiris encontre um lugar nos livros de história, juntando o seu a outros nomes ilustres nesta campanha".

Recorde-se que Conan Osiris foi o grande vencedor da edição de 2019 do Festival da Canção, obtendo o maior número de votos tanto por parte do júri como do grande público.