Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Getty Images

David Gilmour vai leiloar 120 das suas guitarras

Entre as guitarras está aquela em que David Gilmour tocou 'Money', 'Shine On You Crazy Diamond' e 'Comfortably Numb'

Lia Pereira

Lia Pereira

Jornalista

David Gilmour anunciou que vai leiloar 120 das suas guitarras.

O histórico guitarrista dos Pink Floyd promete entregar o dinheiro angariado no leilão na Christie's, em Nova Iorque, à fundação de caridade criada por si.

Segundo a Rolling Stone, entre as 120 guitarras a leilão encontra-se a “Black Strat” em que tocou clássicos como 'Money', 'Shine On You Crazy Diamond' e 'Comfortably Numb'; uma Stratocaster com o número de série 0001 e a guitarra com a qual escreveu 'Wish You Were Here'.

“Estas guitarras foram muito boas para mim. São minhas amigas. Deram-me muita música. Mas penso que está na altura de serem úteis a outras pessoas. E claro, o dinheiro que irão render servirá para ajudar muita gente no mundo, e a minha intenção é essa”.

“O dinheiro será usado para combater a fome e para ajudar os sem-abrigo e as pessoas deslocadas em todo o mundo”, garante o inglês.

Arrumar a casa foi outra das intenções de David Gilmour.

“Não queria ter uma data de guitarras paradas em casa. E na verdade já não tenho tempo para tocar muitas delas. Assim podem dar alegrias a outras pessoas. Se precisar de uma guitarra em particular, compro outra. Elas deram-me música, mas ao fim e ao cabo são ferramentas”, explica.

À Rollling Stone, David Gilmour diz que ficará apenas com cerca de 20 guitarras da sua coleção -- e garante que esta decisão não significa que se vá reformar.