Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

Barão da droga de Espanha entrega-se depois de ser identificado pela polícia em videoclip

'Isco' era um dos homens mais procurados do país vizinho e tinha aparecido recentemente em várias cenas de luxo e sexo num videoclip de reggaeton

Um dos narcotraficantes mais procurados em Espanha, que participou num videoclipe musical, entregou-se hoje à polícia numa localidade da província de Cádiz (Andaluzia), segundo um comunicado da polícia espanhola.

"Com a sua detenção, a Polícia Nacional desmantelou o mais importante dos clãs dedicados ao tráfico de haxixe que operam na área do Campo de Gibraltar", informaram as autoridades policiais.

Francisco Tejón ou "Isco", como é conhecido, foi preso às 07:45 (06:45 de Lisboa) num local da localidade de La Línea de la Concepción (Cádiz), ao lado do enclave britânico de Gibraltar, que tinha sido previamente comunicado pelos seus advogados.

O narcotraficante entregou-se semanas depois de ter protagonizado uma muito falada provocação à polícia, aparecendo em várias cenas de luxo e sexo de um videoclip do cantor de reggaeton de origem cubana Clase A, estabelecido em Málaga, onde foi rodado o filme. No final de 2016, Francisco Tejón e o irmão, que já está preso, conseguiram escapar de uma operação contra sua organização que resultou na prisão de 30 dos seus supostos membros.

A província de Cádiz tem uma das mais elevadas taxas de desemprego em Espanha (26,86%), está separada de Marrocos pelo Estreito de Gibraltar e concentra 40% da droga confiscada em Espanha. De acordo com os sindicatos da polícia, há cerca de 30 organizações, que empregam diretamente cerca de 3.000 pessoas, a operar ilicitamente na área chamada "Campo de Gibraltar", com os carregamentos de haxixe a chegarem de Marrocos em barcos que às vezes são descarregados nas praias à luz do dia por traficantes que não parecem recear o confronto com as forças de ordem.

O vídeo foi retirado do Youtube mas pode ser visto aqui.