Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Janelle Monáe

Getty Images

Janelle Monáe, Eurovisão e Linn da Quebrada em destaque no festival de cinema Queer Lisboa

O evento realiza-se entre os dias 14 e 22 de setembro no Cinema São Jorge e na Cinemateca. Conheça aqui a programação de música e saiba onde decorrem as festas

O festival de cinema Queer Lisboa regressa à capital entre os dias 14 e 22 deste mês, com as sessões a realizarem-se no Cinema São Jorge e na Cinemateca. Durante a semana, o evento conta também com várias festas, a decorrer em vários espaços da cidade.

A secção "Queer Pop", de entrada livre, terá em destaque a norte-americana Janelle Monáe, que editou este ano o álbum "Dirty Computer" (dia 15, sábado, às 18h30 na sala 2 do São Jorge), sendo exibida uma série de vídeos que marcam a carreira da artista (de 'Cold War' e 'Tightrope' aos mais recentes 'Pynk' e 'Make Me Feel'). Mas também a Eurovisão estará em retrospetiva (dia 22, sábado, às 18h30 na sala 2 do São Jorge), com vídeos de Conchita Wurst, Verka Serduchka ou Cláudia Pascoal.

Em complemento à sessão dedicada à Eurovisão, será também exibido (às 17h de dia 22 na sala 3 do São Jorge) o documentário "Punk Voyage", de Jukka Kärkkäinen e J-P Passi, sobre a banda finlandesa Pertti Kurikan Nimipäivät (PKN).

"Bixa Travesty", documentário que gira em torno da artista trans brasileira Linn da Quebrada, foi o filme selecionado para encerrar o festival, no dia 22 (21h na sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge). Realizado por Claudia Priscilla e Kiko Goifman, o filme venceu em fevereiro passado o Teddy Award de melhor documentário no Festival Internacional de Cinema de Berlim.

A festa de abertura do Queer Lisboa decorre no Titanic Sur Mer na noite de 14 entre as 00h e as 06h (atuam Candy Fur e Ricardo Varela). Na noite de sábado, 15, a partir das 22h30 e até às 04h, o Estúdio Time Out recebe a segunda edição do concurso Miss Drag Lisboa e um DJ set de AstroBoy e LeMig. Dia 18, terça, o bar Corvo recebe uma festa entre as 22h e as 02h; dia 20, quinta, o bar Tr3s acolhe a festa Queer Rendez Vous, também entre as 22h e as 02h; e o encerramento, sábado 22 (entre as 00h e as 06h) acontece no Titanic Sur Mer com a festa Homodrop, "uma das raves queer mais celebradas de Londres", que junta Florian Dovillez aka Cheriii e Vanda Noronha aka Call Me Mother a um concerto de Mikey, cantor e performer australiano.

A programação completa do Queer Lisboa pode ser consultada no site oficial do festival (siga o link).

  • Quem tem medo de Janelle Monáe?

    Opinião

    Mulher, negra, feminista, ativista, defensora dos direitos LGBT, a cantora que atuou na Casa Branca durante a presidência de Barack Obama é também agora atriz. E é norte-americana