Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Roger Waters

Televisão alemã cancela transmissão de concertos de Roger Waters, após acusações de antissemitismo

O diretor da digressão que, em 2018, passará por Portugal já considerou a decisão “completamente ridícula”

Lia Pereira

Lia Pereira

Jornalista

A televisão pública da Alemanha cancelou a transmissão dos concertos de Roger Waters em Berlim e Colónia, no próximo ano, dando como justificação "as acusações de antissemitismo" que têm sido feitas contra o músico inglês.

Recentemente, Roger Waters tem-se destacado no seu apelo ao boicote a Israel, dirigindo-se a músicos como Caetano Veloso, Radiohead ou Nick Cave, pedindo-lhes que não atuem naquele país.

Membro do BDS, um grupo que apela ao boicote a Israel como forma de contestar a ocupação dos territórios palestinianos, o ex-Pink Floyd andará em digressão no próximo ano, passando por Portugal para dois concertos na Altice Arena, em Lisboa.

Segundo os responsáveis da RBB, uma filial da televisão pública ARD filiada em Berlim e Brandemburgo, o cancelamento da transmissão pretende mostrar o apoio às comunidades judias naquela cidade.

Por seu turno, Marek Lieberberg, diretor da digressão de Roger Waters, e filho de sobreviventes do Holocausto, considera a decisão "completamente ridícula", argumentando que, embora os judeus alemães tenham razão para estar preocupados, devido à crescente popularidade da extrema-direita naquele país, Roger Waters tem "direito à liberdade de expressão".