Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

Kevin Mazur

Aqui está um “cheirinho” do palco da nova digressão dos U2

Banda irlandesa regressa este ano à estrada para celebrar os 30 anos do álbum de “With or Without You” e “Where the Streets Have No Name”

Os U2 vão regressar aos palcos este ano para celebrar os 30 anos do álbum The Joshua Tree, que incluía temas como "With or Without You" ou "Where the Streets Have No Name", e o homem responsável pelo desenho dos palcos da banda, Willie Williams, já revelou alguns detalhes sobre a nova digressão.

"Temos consciência de que o álbum só tem uma hora e que o espetáculo precisa de ser mais longo que isso", disse o designer à Rolling Stone, "como fazer isto funcionar? Tocando-o em contínuo? Misturando-o com outros trabalhos? Todas estas coisas ainda estão a ser decididas, para ser sincero".

Williams explica depois que está a estudar a melhor forma de incorporar elementos da digressão original de promoção a The Joshua Tree: "o palco original é ridiculamente minimalista. Costumávamos chamar àquilo minimalismo máximo".

"Agora, claro, espera-se muito mais da produção, mas olhámos para o palco original e era mesmo giro", acrescenta, "gostei muito da ideia de olhar apenas para um palco tradicional de festival, que era o que aquilo era: basicamente uma caixa com um PA de cada lado, e pensei "o que posso fazer com isto? É a ideia mais fora de prazo que consigo imaginar, mas será que, aos olhos dos U2, conseguimos fazer algo de interessante?"".

O único verdadeiro detalhe que o designer avança é que a sombra da Joshua Tree vai ser projetada nos estádios. Recorde-se que a banda confirmou várias datas na Europa (Portugal ficou de fora) e anunciou que levará também a digressão aos Estados Unidos.