Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Newsletter Blitz

Pedra sobre pedra

Depois de mais um agosto isento de aventuras festivaleiras à moda antiga (a saudade não paga imposto), a rentrée aí está, ainda trôpega pelos abalos pandémicos, mas em toada otimista. Depois de uma breve pausa estival voltou também o podcast Posto Emissor e – como dizer? – voltou com estrondo.

Com 71 anos cumpridos em julho, Luís Jardim não deixa pedra sobre pedra ao longo dos 71 minutos de conversa com Mário Rui Vieira. A partir de Londres, onde reside, o músico e produtor madeirense (que ainda agora esteve envolvido na banda sonora do novo filme de James Bond) desfila memórias de mais de 50 anos de carreira sempre bem perto das maiores estrelas da música internacional. Vamos lá bem atrás, à sua primeira banda, os Demónios Negros, percorremos o trabalho que desenvolveu ao longo dos anos com Rolling Stones, Tina Turner ou Rui Veloso, a amizade que o unia ao falecido baterista Charlie Watts, a defesa do Brexit e aquilo que sempre procurou enquanto jurado de concursos de talentos. Não se coíbe de atirar a vários alvos, seja a estrela pop mais intratável com a qual teve o desprazer de trabalhar (não estragamos a surpresa) à indústria musical em terras lusas. Dois aperitivos com Portugal no coração: “Em Portugal, não há dinheiro para pagar a ninguém e eu não sou barato” e “Em Portugal, temos meia dúzia de excelentes cantores e depois uma tralha de gente que não canta nada”.

Longa se torna(va) a espera: Eddie Vedder tem novo álbum a solo e a primeira canção acabou de chegar. Os vultos dos anos 90 agigantam-se e se está a pensar em Red Hot Chili Peppers está a pensar bem. Puxando a fita atrás, também o aguardado documentário sobre os Led Zeppelin saiu do papel. E já que estamos em plenos 70s, que a bola de espelhos comece a rodar: ao seu dispor estão 39 fotos dos ABBA (para assinalar 39 anos anos sem ABBA, seca que termina em novembro) e 14 canções do quarteto sueco que não ouvimos todos os dias.

O que têm em comum Elton John, IDLES, J Balvin, Miley Cyrus, St. Vincent, Biffy Clyro, Dave Gahan dos Depeche Mode, Kamasi Washington ou até Per Gessle dos suecos Roxette? Bem mais do que à partida poderíamos pensar: o amor pelos Metallica. Sugestão de programa para o fim de semana: ouvir as 53 versões que estes e outros (mais ou menos improváveis) nomes da música fizeram das canções de “The Black Album”, o clássico dos Metallica que viu a luz do dia há 30 anos. Por falar em versões... há quanto tempo não falamos de Nick Cave?

Por cá, o Festival Tremor está a decorrer nos Açores (e nós estamos lá) e na capital começa hoje o Nossa Lisboa, na Altice Arena. O norte também vibra: em Guimarães, o Festival Manta, sexta e sábado; na Régua, o Douro Rock, sábado e domingo. Mais para a frente: Braga anunciou um festival com 30 nomes que espera receber mais de 30 mil pessoas – é em dezembro; antes disso, há Ana Moura e Kusturica em Lisboa.

Tenha um ótimo fim de semana! E não perca os espetáculos que aí vêm, na agenda que selecionámos para si.

Caetano Veloso
Coliseu de Lisboa, 11 de setembro

Salvador Sobral
10 de setembro: Teatro José Lúcio da Silva, Leiria
17 de setembro: Teatro Municipal Joaquim Benite, Almada

Festival Tremor
São Miguel, Açores
7 a 11 de setembro

Angélica Salvi, Clã, Lena D’Água, Ko Shin Moon e MadMadMad, entre outros

Rui Reininho
Culturgest, Lisboa, 10 de setembro

Nossa Lisboa
Altice Arena, Lisboa
10 e 11 de setembro

10 de setembro: Paulo Flores, Mayra Andrade, Calema, Tito Paris, Luca Argel, Toty Sa' Med, Rua das Pretas, Cubita e Irma
11 de setembro: Ana Moura, Nelson Freitas, Sara Tavares, Valete, Selma Uamusse, Ivandro, Soraia Ramos, Lisandro Cuxi e Blacci

Festival Manta
Centro Cultural de Vila Flor, em Guimarães

10 de setembro - Sílvia Perez Cruz
11 de setembro - Espetáculo "Mais Alto!" e Mallu Magalhães

Festival Douro Rock
Auditório da Régua

11 de setembro
The Gift
Samuel Úria
Cassete Pirata

12 de setembro
GNR
Três Tristes Tigres
NEEV

Soundflower Fest
Valada, Cartaxo
11 e 12 de setembro

Capitão Fausto, Cláudia Pascoal, D'Alva, Filipe Karlsson, Hercules and Love Affair (em DJ set), Luís Trigacheiro e Sean Riley and The Slowriders

JP Coimbra
Teatro Maria Matos, Lisboa, 13 de setembro

They're Heading West com Cristina Branco e Miramar
Teatro Maria Matos, Lisboa, 14 de setembro

Tim
Coliseu do Porto, 18 de setembro

Santa Casa Alfama
Alfama, Lisboa, 24 e 25 de setembro

PZ
Lux, Lisboa, 25 de setembro

NORTH MUSIC FESTIVAL
Alfândega do Porto
De 30 de setembro a 2 de outubro

30 de setembro: Ornatos Violeta, Linda Martini, Zen, PAUS, Paraguaii, Pedro da Linha
1 de outubro: OneRepublic, David Fonseca, Capicua, Domingues, T-Rex e Throes + The Shine
2 de outubro: The Script, The Waterboys, GNR, Keep Razors Sharp, Cassete Pirata, Moullinex e Xinobi